tela-campo-futebol

Fundação Athos Bulcão dá pontapé inicial às comemorações dos 60 anos de Brasília

Nada mais presente na paisagem de Brasília do que a obra de Athos Bulcão. Por isso, a Fundação que representa o artista e seu trabalho sai na frente nas comemorações dos 60 anos da capital e celebra a data com o lançamento do Calendário 2020, ilustrado com imagens de obras icônicas projetadas para a cidade. Obras que Athos criou a partir do final da década de 1950, no momento de criação da nova capital.

Para a capa, a pintura mural do Brasília Palace Hotel, de 1958, foi a imagem escolhida, por meio da votação no Instagram. Para cada um dos meses, foram selecionadas fotos de obras como o painel de azulejos da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, o painel de azulejos da Torre de TV e o relevo da fachada do Teatro Nacional, imagens fortemente relacionadas ao imaginário da capital modernista.

O Calendário pode ser adquirido por meio da campanha de financiamento coletivo que precisa arrecadar R$ 65 mil até o dia 3 de dezembro. Até o momento, o projeto já atingiu 50% da meta, e, para mobilizar novas contribuições, a Fundação lançou novas recompensas e promoções especiais, que já estão disponíveis em suas redes sociais, como a cota para receber 20 calendários e os kits com canecas de 120 ml e algumas outras surpresas.

Depoimentos sobre Brasília

No vídeo da divulgação da campanha, moradores da cidade, admiradores da obra de Athos Bulcão, falam de seu amor por Brasília, sobre a importância das obras do artista para a cidade e o país, convidando o público a contribuir. “O Teatro Nacional sem a presença do Athos, não seria o Teatro Nacional. É um orgulho pra gente que isso esteja no Brasil. É uma demonstração de afirmação, de capacidade, de talento, dos criadores brasileiros”, comenta o arquiteto e professor emérito da UnB, José Carlos Coutinho. A designer Lígia de Medeiros, que integrou a mostra 100 Anos de Athos Bulcão, visitou a Escola Classe 407/408 Norte e comenta algumas características das obras do artista que influenciam, também, o seu trabalho. “Ele não usa a repetição; a sequência. Seu olhar passeia pela obra, descobrindo cada vez mais outros ângulos.”

Também participam do vídeo o fotógrafo Edgard César, responsável por grande parte das fotos do livro Athos Bulcão, que gravou no Edifício Denasa, no Setor Comercial Sul, conhecido por seu painel mural na cor vermelha; e os estudantes Josué Berg Moura da Silva e Fernando Rubstem Tinôco Fonseca, que participaram de ações educacionais para crianças, na instituição, filmados brincando na fachada do Teatro Nacional. O roteiro e direção do vídeo é de Rafael Resende e Fábio Teixeira, da Inquadra Filmes.

Recompensas

A partir de R$ 30,00 (trinta reais), o público pode colaborar com a produção e distribuição dos 10 mil exemplares do Calendário. Em troca, o apoiador recebe exemplares da publicação e lindas recompensas ilustradas com obras do artista, como marcadores de página, livros, ecobags, mouse pads, joias de prata, baralho e até molduras de azulejos.

Todas incluem o frete tipo PAC (ou o que for considerado mais adequado para os produtos), para todas as regiões do Brasil e podem também ser retiradas na loja da Fundação, em Brasília.

O Calendário Ilustrado Athos Bulcão é uma publicação anual – calendário de parede 30 x 30 cm – que há mais de 20 anos divulga a obra deste importante artista brasileiro, cujo trabalho se encontra integrado a edifícios de Brasília, de diversas cidades brasileiras e estrangeiras, abrangendo América Latina, Europa, África e Ásia. O recurso recebido dos apoiadores por meio da campanha de financiamento coletivo é todo revertido para a ação, que se constitui, também, como medida de salvaguarda do patrimônio artístico legado por Athos, uma vez que divulga, de forma ampla, sua obra.

Sobre o artista

Athos Bulcão é um artista múltiplo. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se para Brasília em 1958, para colaborar na construção da cidade, onde permaneceu até sua morte em 2008. Na capital do país, torna-se um dos principais artistas a desenvolver uma obra integrada à arquitetura. Em Brasília, seus trabalhos podem ser apreciados nos painéis e relevos para os edifícios do Congresso Nacional, Teatro Nacional Claudio Santoro, Palácio do Itamaraty, Palácio do Jaburu, Memorial JK, Capela do Palácio da Alvorada, Hospital Sarah Kubitschek e outros.

Em 1971, trabalha com Oscar Niemeyer em projetos na França, Itália e Argélia. Sua arte vai da pintura em tela, da qual nunca abriu mão, às fotomontagens, da gravura aos desenhos, máscaras, objetos, cenários e figurinos para teatro e ópera e artes gráficas. Em seus painéis em azulejo destacam-se a modulação e o grafismo habilmente criados com base nas formas geométricas.

Sobre a Fundação Athos Bulcão


A Fundação Athos Bulcão é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado e de utilidade pública distrital, que conserva, pesquisa, comunica, documenta, investiga e expõe o acervo de Athos Bulcão para fins de estudo, apreciação e educação. Investir e preservar o patrimônio cultural é trabalho permanente da instituição, que desenvolve projetos e ações que utilizam os bens culturais deixados por Athos Bulcão como recursos educacionais, turísticos e de entretenimento, estimulando em seu público uma percepção crítica da realidade, valorização da arte brasileira e de seu patrimônio. Possui um acervo de obras, estudos e projetos do artista, que exibe em exposições em sua galeria.